8 Lições Bíblicas Importantes em Romanos

8 Lições Bíblicas Importantes em Romanos – Medite

Leia sobre estas 8 lições bíblicas importantes em Romanos. O apostolo Paulo deixou muitos ensinamentos práticos que ajudam em nosso crescimento.

1 E não sede conformados com este mundo

O mundo aqui não são as pessoas, e sim ao sistema maligno rebelado contra Deus. Não devemos nos coformar com a maldade desse mundo. Então basta olhamos para os valores e princípios deste século e comparar os mesmos com as Escrituras. Portanto ao fazermos isso veremos com toda a clareza que não devemos nos conformar com este mundo.

E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
Romanos 12:2

2 O amor seja não fingido

Vivemos em um mundo baseado n,o engano todavia como servos de Cristo devemos andar na verdade. Jesus deixou o claro que devemos amar o nosso irmão pois dessa forma o mundo irá reconhecer que ele foi enviado.

Este amor deve ser puro não fingido, não amando apenas de palavras, mas por obra e em verdade.
Então todas as vezes que tivermos a oportunidade de ajudar nossos irmãos assim devemos fazer.

O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem.
Romanos 12:9

 

3 sede pacientes na tribulação

Sabemos que não é tão fácil sermos pacientes em momentos de tribulação.

Entretanto ficarmos ansiosos ou inquietos por causa de tais momentos não vai resolver nada. Além disso isto vai revelar falta de confiança em Deus.

Geralmente a tribulação é algo que não fazemos nada para passar, apenas passamos e cabe a nós confiamos em Deus e na sua providência.  Então em qualquer momento devemos lembrar que em tudo Deus tem cuidado de nós!

Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração;
Comunicai com os santos
Romanos 12:12,13

 

4 Abençoai aos que vos perseguem

Nos dias de hoje até mesmo vemos muitas pessoas amaldiçoando outros, inclusive cristãos. Geralmente quem faz isso são líderes que não aceitam ser contraditados. As escrituras porém nos exorta a amarmos até mesmo os nossos inimigos. Como filhos de Deus devemos fazer a diferença, pois se alguém te odeia ou te amaldiçoa você deve orar por ela e abençoar.

Abençoai aos que vos perseguem, abençoai, e não amaldiçoeis.
Romanos 12:14

5 Alegrai-vos com os que se alegram

A nossa natureza humana é caída, e por isso não é tão fácil se alegrar com o sucesso alheio. Muitas vezes surge a pergunta do por que “o outro esta se dando bem e eu não”.

A palavra de Deus nos exorta a alegrar-se com os que se alegram. Se um irmão esta sendo horando devemos nos alegrar com ele, devemos celebrar a vitória do irmão. Entretanto se o irmão passa por momentos difíceis devemos também nos condoer junto com o mesmo.

Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram;
Romanos 12:15

6 A ninguém torneis mal por mal

O ser humano tem a tendência de se vingar! Mas não é isso que se deve esperar de um cristão. Diante de qualquer afronta devemos confiar em Deus e na sua proteção. José foi um grande exemplo, pois quando foi vendido por seus irmãos poderia se vingar quando estava na posição de governador. Todavia José entendeu o plano de Deus e perdoou seus irmãos.

A ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas honestas, perante todos os homens.
Romanos 12:17

7 tende paz com todos os homens.

Nem todos querem paz, infelizmente muitos tem prazer na contenda, e isso pode ocorrer até mesmo entre os familiares. Jesus porém nos ensinou que devemos ser pacificadores.

O apostolo Paulo por sua vez nos exortou que devemos ter paz, se possível com todos os homens. Nem sempre é possível por que nesse caso algumas pessoas recusarão essa paz.

Mas como esta escrito abaixo, o quanto estiver em nós devemos te paz com todos os homens.

Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens.
Romanos 12:18

8 suportar as fraquezas dos fracos

Os irmãos mais fortes são aqueles que são mais maduros no entendimento. Então esses irmãos deve suportar a fraqueza dos irmãos mais fracos com paciência, até que eles amadureçam mais na fé.
Somos sempre tentados a julgar mais do que ajudar, a cobrar mais do que estender a mão.

Aqui somos ensinados a negar a nossa própria vontade de agradar a nós mesmos, e sermos pacientes com esses irmãos. Suportar não quer dizer ser conivente, mas ter paciência para ensinar, para orientar.

Um dia esses irmãos também vão amadurecer e irá ajudar a fortalecer outros. Portanto ajude o seu irmão a se fortalecer na fé.

Mas nós, que somos fortes, devemos suportar as fraquezas dos fracos, e não agradar a nós mesmos.
Romanos 15:1

8 Lições Bíblicas Importantes em Romanos – Conclusão

Deixe o seu comentário a respeito dessas lições importantes que extraímos da carta de Paulo aos Romanos.
São lições que podemos por em prática na nossa vida cristã. Compartilhe com seus amigos e falem acerca do assunto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *