7 Coisas Que um Cristão Deve Praticar Para Crescer Espiritualmente

7 Coisas Que um Cristão Deve Praticar Para Crescer Espiritualmente | Águas do Trono

1 Leitura e Meditação da Palavra

Isso é algo que todos sabem, porém de dado momento da vida, isto deixa de literalmente ser praticado, segundo pesquisas, a medida que os anos passam, as pessoas leem menos as Sagradas Escrituras.

Porém veja o que o próprio Jesus disse acerca da leitura das escrituas:

Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;
João 5:39

Lendo as escrituras, examinando a mesma, você tem o conhecimento necessário para crescer espiritualmente, se você não tem o conhecimento do que Deus quer de você como filho, como você crescerá espiritualmente?

Uma das provas de que ao examinar as escrituras chegamos ao crescimento está nas palavras de Pedro, veja:

Deixando, pois, toda a malícia, e todo o engano, e fingimentos, e invejas, e todas as murmurações,
Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que por ele vades crescendo;
1 Pedro 2:1,2

Note que este leite racional, a que Pedro se refere são as escrituras, devemos de fato ter o desejo de ler e meditar nas escrituras, não é apenas ler, é ler e examinar, ponderar, se alimentar da mesma!

2 Cultivar o Hábito da Oração

A oração é muito importante, pois é comunicação, é conversação com Deus, podemos falar com Deus através da oração, orando em nome de Jesus, segundo a vontade de Deus, o Mesmo nos ouve!

Devemos orar não apenas para pedir, mas para comunhão com o criador, Deus ama se relacionar com as pessoas, Ele fala, conversa com as pessoas, e podemos ter esse diálogo com Deus por meio da oração!

Isto não quer dizer que você deve ficar o tempo todo de joelhos dobrados, na verdade a postura, a posição não importa, o importante é conversar com Deus!

Podemos orar em nosso quarto como está em Mateus 6, como também podemos orar em todo tempo no Espírito, como está em Efésios 6:18

Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.
Mateus 6:6

Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos,
Efésios 6:18

Podemos estar em constante contato com Deus, o tempo todo! Que privilégio!

3 Se Ocupe Mais Com a Obra de Deus

Nos dias de hoje de fato vivemos muito ocupados, pois é  trabalho, família, dentre muitas outras responsabilidades, porém, devemos nos ocupar um pouco mais com a obra de Deus, e quando me refiro a obra de Deus, não me refiro a ir para um culto, voltar pra casa de pronto, me refiro a anunciar o evangelho, e ajudar a quem precisa, visitar uma família que precisa de ajuda, ajudar o necessitado, visitar um preso, ou até mesmo ajudar um missionário a ir a campo, dando-lhe condições para tal.
Ocupe-se mais com a obra de Deus, isto irá te ajudar a crescer espiritualmente.

4 Faça o Devocional

O Devocional é aquele momento que você separa apenas para ler a Palavra e orar, e quem sabe até cantar um hino, adorando a Deus, isto faz muito bem a vida espiritual, pois você separa um momento seja individualmente ou em família para ouvir e aprender mais de Deus, isso é muito importante.

5 Pratique o Perdão

Assim como fazer a obra de Deus, isto está relacionado a prática de vida, nesse caso em relação ao próximo, as mágoas, os rancores tem literalmente destruído a vida de muitas pessoas no corpo de Cristo.

Custe o que custar, se esforce mas pratique o perdão, pois a falta do mesmo é muito perigoso para a vida espiritual, veja:

Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós;
Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas.
Mateus 6:14,15

É fundamental que o cristão aprenda a exercer o perdão para o seu benefício e crescimento espiritual!

6 Pondere Tudo o Que Ouvir

Muitas pessoas estão mal espiritualmente hoje por praticar coisas que não condizem com a Palavra de Deus, simplesmente por que ouviu de terceiros e não procurou ponderar o que ouviu, não deu atenção de fato as escrituras e sim aquilo que ouviu, isso é muito perigoso.

Pondere tudo o que ouvir, faça passar tudo por um filtro, e este filtro é a palavra de Deus.

7 Dedique-se a Família

Ou seja, faça a sua parte em cada área da família em relação ao cônjuge, aos filhos, pois uma vez que se é benção na família, o testemunho fica forte, é agradável a Deus a harmonia na família, isto traz amadurecimento e crescimento espiritual.

Hoje vivemos dias difíceis, vemos muitas famílias sendo destruídas, vemos muita corrupção no meio evangélico, vemos muitos líderes fazendo do evangelho comércio, e muitas pessoas estão seguindo tais líderes, cujo objetivo é apenas se aproveitar da fé alheia.

Se o povo porém acordar e de fato meditar nas escrituras, orar, ponderar tudo o que esta ouvindo, se envolver mais com a obra de Deus, e não apenas com seus interesses, teremos uma geração mais espiritual, que sabe perdoar, e que esta sempre crescendo na graça e no conhecimento do nosso amado Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Que verdadeiramente o povo venha despertar para aquilo que é correto, e a medida que crescer espiritualmente saiba discernir entre aquilo que é o evangelho de fato e aquilo que não é, que as famílias venham se voltar verdadeiramente para Deus, que os pais ensinem seus filhos as escrituras da forma correta, e não apenas repetir para os filhos aquilo que se escuta sem examinar.

Que a diferença seja feita na família, para que isto reflita na vida social, que o amor seja a base de tudo, pois amando a Deus o desejo de agrada-lo irá se cada vez maior, e de fato o que ensinado nas escrituras será praticado com verdadeira devoção, só assim teremos uma geração ativa, uma geração que sabe fazer o bem, e faz realmente!

 

7 Coisas Que um Cristão Deve Praticar

Dessas 7 coisas quais você acha a mais importante? Deixe seu comentário, compartilhe com seus amigos!

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *