Como Agir Diante dos Problemas

Como Agir Diante dos Problemas | Águas do Trono

Todos nós enfrentamos diversos problemas na vida e se nós não soubermos como lidar com os problemas certamente mais problemas surgirão.

Nós que somos filhos de Deus precisamos ter uma visão ampla a respeito das situações difíceis na perspectivas de Deus;  não devemos agir como o ímpio, não devemos agir como fazem os que são incrédulos que não confiam em Deus e no seu poder,
Muitos cristãos devido aos problemas vivem ansiosos ao extremo ao ponto de não confiar em Deus e naquilo que ele é capaz de fazer.

Existem situações que cabe a nós tomar uma atitude para que a solução aconteça,  porém existem situações que foge das nossas forças,  que nós não encontramos capacidade para resolver tal coisa.  nesse caso o que nos resta é confiar em Deus é depositar nele a esperança e a confiança, porque não existe muito o que fazer em certas situações que o ser humano atravessa.

38 Anos de Sofrimento e a Ação de Deus

 

Depois disto havia uma festa entre os judeus, e Jesus subiu a Jerusalém.
Ora, em Jerusalém há, próximo à porta das ovelhas, um tanque, chamado em hebreu Betesda, o qual tem cinco alpendres.
Nestes jazia grande multidão de enfermos, cegos, mancos e ressicados, esperando o movimento da água.
Porquanto um anjo descia em certo tempo ao tanque, e agitava a água; e o primeiro que ali descia, depois do movimento da água, sarava de qualquer enfermidade que tivesse.
E estava ali um homem que, havia trinta e oito anos, se achava enfermo.
E Jesus, vendo este deitado, e sabendo que estava neste estado havia muito tempo, disse-lhe: Queres ficar são?
O enfermo respondeu-lhe: Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me ponha no tanque; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim.
Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma o teu leito, e anda.
Logo aquele homem ficou são; e tomou o seu leito, e andava. E aquele dia era sábado.
João 5:1-9

Veja que no texto acima havia um homem que já se encontrava enfermo há 38 anos no tanque de Betesda, como era chamado, podemos reparar que foi muito tempo que aquele homem estava naquela situação.
A bíblia não conta se o enfermo tinha pãe, mãe ou irmãos, mas que quando ele tentava chegar até ao tanque outro ia na frente dele, dessa forma nunca tendo sucesso em suas tentativas.

Cada um Com o Seu Problema

Chegou um momento que Jesus cruzou o caminho daquele homem, e Jesus sabia o tempo que o mesmo estava enfrenando tal sofrimento, porem Jesus perguntou a ele se queria ficar são.
Algumas pessoas podem achar incoerente a pergunta de Jesus, porém muitos pregadores entendem que Jesus estava tratando a parte psicológica daquele homem, fazendo com que mesmo desabafasse, e pusesse para fora o que estava sentindo.

Muita gente via o problema que aquele homem paralítico estava enfrentando, porém veja que existia uma multidão de pessoas enfermas no mesmo local, dessa forma vemos que cada um queria cuidar do seu problema, não se importando se existia alguém em situações piores, o que é algo natural do ser humano.

38 Anos de sofrimento

Não é detalhando na bíblia como aquele homem chegou naquela situação, ou se já tinha nascido daquele jeito, mas muitos concordam que algo aconteceu com ele para estar naquela situação.
Quando uma pessoa enfrenta um problema por um período curto de tempo é uma coisa, apesar de que existem situações tão complicadas que um mês parece ser uma eternidade.
Agora imagine 38 anos de sofrimento na vida de uma pessoa, é muito tempo realmente.
Muito tempo na mesma situação acaba trazendo muitos sentimentos ruins, algumas pessoas se entregam totalmente, pois não conseguem visualizar nenhuma esperança.

Os Filhos de Deus e o Sofrimento

Diferente do impio precisamos manter o nosso foco em Deus e na sua capacidade de resolver muitas questões na vida, e estar preparados caso nada aconteça como esperamos.
Existe uma passagem que conforta o crente em suas dificuldades:

E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.
E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos.
E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.

Romanos 8:26-28

Quando fala de todas as coisas, dá a entender que são todas as coisas mesmo, até as situações mais difíceis que um servo do Senhor passa, se o mesmo ama de fato a Deus, tudo irá contribuir para o seu bem.

Veja o que disse Paulo acerca do assunto:

Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo;
Pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.
E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência,
E a paciência a experiência, e a experiência a esperança.
E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.
Romanos 5:1-5

Note que segundo a declaração do apostolo o sofrimento traz crescimento da vida de um Cristão, veja que a bíblia fala de aflições, tribulações, angústias, enfim tudo relacionado aos problemas que enfrentamos nessa vida, porém nada disso deve tomar o controle da nossa vida a fim de que cheguemos ao desespero, devemos sim olhar nas escrituras o que Deus fala conosco, qual é a palavra que ele tem para a nossa vida em determinadas situações!

Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração;
Romanos 12:12

Sempre que você passar por uma situação difícil leia esta passagem abaixo, pois de fato é uma realidade independente do que você esteja passando ou atravessando!

Como Agir Diante dos Problemas

Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?
Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas?
Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica.
Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós.
Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?
Como está escrito:Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia;Somos reputados como ovelhas para o matadouro.
Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.
Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir,
Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.

Romanos 8:31-39

Nada poderá mudar essa realidade na sua vida, ainda que agora pareça contraditório devido a situação que você esteja atravessando, porém em Cristo você é sim, mais do que vencedor!
Essa deve ser a sua atitude, faça o que estiver ao seu alcance, o que fugir disso apenas creia que Deus cuida de você, e que em Cristo você é mais do que vencedor!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *