Levitas – Músicos ou astros?

Levitas – Músicos ou astros? | Águas do Trono

Como tudo começou

Quando Deus chamou a nação de Israel do Egito colocou Moisés como legislador, e o irmão de Moisés Arão como sacerdote, e Deus fez uma aliança com Arão de que ele e os seus descendentes seriam sacerdote para sempre.

Arão Irmão de Moisés | Aliança com Deus

Arão era da Tribo de Levi,  e Deus escolheu a tribo de Levi que era a tribo de Arão como sendo a tribo que  surgiriam os sacerdotes para o serviço do templo.

Então há uma aliança de Deus com a tribo de Levi e  essa aliança constituída no seguinte:
Deus destacaria  em meio as doze tribos, os levitas para recebem o dízimo para seu sustento, e também eles receberiam terrenos onde poderiam plantar e cultivar para ter o seu próprio sustento.

Assim eles se dedicariam aos serviços de Deus e nada mais,  seriam os guardadores do templo, porteiros, músicos, poetas, os que ofereciam sacrifício, eram os que lavavam o templo, os que dirigiam cânticos, e os que instruíram o povo na lei de Deus.

Todo o serviço estava a cargo da Tribo de Levi,  era uma tribo especial destacada entre as outras, eles só faziam aquilo, como foi citado acima, e  isso passava de pai para filho, de geração a geração.
Deus tinha um pacto com eles.

Um Episódio Marcante | Uma Aliança de Vida e Paz

E Israel deteve-se em Sitim e o povo começou a prostituir-se com as filhas dos moabitas.

Elas convidaram o povo aos sacrifícios dos seus deuses; e o povo comeu, e inclinou-se aos seus deuses.

Juntando-se, pois, Israel a Baal-peor, a ira do Senhor se acendeu contra Israel.

Disse o Senhor a Moisés: Toma todos os cabeças do povo, e enforca-os ao Senhor diante do sol, e o ardor da ira do Senhor se retirará de Israel.

Então Moisés disse aos juízes de Israel: Cada um mate os seus homens que se juntaram a Baal-peor.

E eis que veio um homem dos filhos de Israel, e trouxe a seus irmãos uma midianita, à vista de Moisés, e à vista de toda a congregação dos filhos de Israel, chorando eles diante da tenda da congregação.

Vendo isso Finéias, filho de Eleazar, o filho de Arão, sacerdote, se levantou do meio da congregação, e tomou uma lança na sua mão;

E foi após o homem israelita até à tenda, e os atravessou a ambos, ao homem israelita e à mulher, pelo ventre; então a praga cessou de sobre os filhos de Israel.
E os que morreram daquela praga foram vinte e quatro mil.

Então o Senhor falou a Moisés, dizendo:
Finéias, filho de Eleazar, o filho de Arão, sacerdote, desviou a minha ira de sobre os filhos de Israel, pois foi zeloso com o meu zelo no meio deles; de modo que, no meu zelo, não consumi os filhos de Israel.

Portanto dize: Eis que lhe dou a minha aliança de paz;
E ele, e a sua descendência depois dele, terá a aliança do sacerdócio perpétuo, porquanto teve zelo pelo seu Deus, e fez expiação pelos filhos de Israel.

Números 25:1-13

Vemos acima que Deus estava irado com o povo por terem se desviado e estarem se prostituindo, o povo sabendo do que Deus estava para fazer, estavam chorando.

No meio da cena um Judeu traz uma mulher midianita e vai se deitar com ela, então Eleazar que era da parentela de Arão se levanta e vai atrás do Judeu e da mulher e com uma lança mata os dois, tanto o Judeu como a midianita.

Deus vendo aquela sena se agrada da atitude de Eleazar, e ratificou com ele e sua decência a aliança de paz, a aliança do sacerdócio perpetuo, pois foi zeloso pelo nome do Senhor, e desviou a ira de Deus para com o povo de Israel.

Os Levitas eram os guardiões do culto a Deus, eles tinham que zelar pelo templo de Deus, pelas coisas de Deus com a sua própria vida se fosse necessário.
Os Levitas seriam um instrumento de Deus para abençoar o povo com vida e com paz.

Os Levitas temiam a Deus | A Instrução de Deus Estava com Eles

Os Levitas deveriam temer a Deus porque quão grande era a  responsabilidade de cuidar das coisas de Deus.
Eles temiam ao nome do Senhor, devido a responsabilidade que tinham perante Deus e para com o seu povo.

A instrução de Deus estava na boca dos Levitas, pois eram responsáveis pela lei de Deus, e durante os cultos, durante ocasiões especiais, especialmente nas reuniões da congregação que aconteciam mensalmente, onde o povo todo era reunido, os levitas  liam a lei de Deus  e instruíam o povo,  dizendo que aqueles eram os mandamentos de Deus.

Eles diziam baseados na Lei o que deveria e o que não deveria ser feito, lei esta baseada no amor a Deus e ao próximo.

A verdade fazia parte do ministério deles, a injustiça não fazia parte da vida dos levitas, pois além deles instruírem o povo, também julgavam as causas do povo, porém eram imparciais no julgamento, não favoreciam os ricos, como também não desfavoreciam o pobre, a todos eles julgavam de igual modo, diante da Lei de Deus.

Os Levitas Andavam em Paz e Comunhão com Deus

Os levitas  andavam  em paz tinham comunhão com Deus, pois o principal objetivo do levita era a andar em paz e comunhão com o Senhor,  eles não estavam preocupados em agradar os homens.

E pelo de terem paz e comunhão com Deus, direcionavam ao povo a viver da mesma forma, e pra que isto ocorresse, procuravam apartar o povo da iniquidade.

Exortavam os adúlteros a saírem do adultério, exortavam o povo a se apartarem da desonestidade, exortavam o povo a não furtar, a não caluniarem, e tudo o que fosse preciso dentro da lei de Deus para que o povo também andasse em paz.

Levitas – Músicos ou astros | Hoje Existem Levitas?

Não, hoje não existem mais levitas, é um erro chamar qualquer pastor hoje de sacerdote, como também chamar qualquer músico ou cantor hoje de levita, isso é um erro grave.

Existem até “profetas” por ai dizendo que alguém será um grande levita de Deus, dizendo que Deus chamou esse ou aquele para se levita, porém isso é um engano.

Os sacerdotes que eram da tribo de Levi, de fato eram como se fosse mediadores entre Deus e os homens, hoje porém diante de Deus, todos são sacerdotes em Cristo, hoje não tem nenhum pastor que cumpra esse papel, pois o único mediador entre Deus e os homens é Jesus.

Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;
1 Pedro 2:9

Com tudo o que foi lido acima, podemos ver que hoje os cantores gospel e músicos de fato querem ser astros, desejam fama e sucesso, são soberbos, cobram para cantar, se corrompem, ou seja,  vemos que  são totalmente opostos aos que de fato eram os levitas do Senhor.

 

 

 

 

2 Comentários

  1. Pingback: 7 Interpretações Erradas das Escrituras - Águas do Trono

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *