Como Vencer a Ansiedade

Como vencer a ansiedade | Águas do Trono

Temos visto  o quanto as pessoas nos dias de hoje tem andando ansiosas, os motivos são diversos, desde o desemprego, problemas conjugais, problemas nos negócios dentre outras coisas.

Vamos falar então sobre ansiedade dentro de uma perspectiva cristão na visão de 3 grandes personagens que são: Jesus, Paulo e Pedro.

Ansiedade é grande mal-estar físico e psíquico; aflição, agonia.

Como Vencer a Ansiedade | Jesus fala sobre ansiedade

Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?

Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?

E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura?
E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam;

E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.
Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé?

Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?
Porque todas estas coisas os gentios procuram. Decerto vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas;

Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.
Mateus 6:25-34

Com as palavras de Jesus podemos notar que somos alvos da amor e da provisão de Deus, ou seja o Deus que cuida dos passarinhos e das plantas também cuida de seus filhos.

Jesus esta dizendo que devemos viver uma dia de cada vez, sem se preocupar com o amanhã, pois o amanhã pertence a Deus, só temos a capacidade de viver no hoje, o ontem já passou, o amanhã ainda vai chegar, e quadro você dormir hoje e acordar amanhã para você o amanhã será hoje.

Segundo Jesus são os incrédulos que vivem preocupados com estas coisas, nós porém devemos ter fé no Deus que tudo provê.

Não devemos portanto agir com os incrédulos, e sim descansarmos em Deus, confiando na sua provisão.

O homem não pode acrescentar um centímetro a sua altura, o dia tem 24 horas e não podemos acrescentar sequer uma hora a mais ao nosso dia.

Jesus esta dizendo que viver ansiosos é inútil.

Como Vencer a Ansiedade| Paulo fala sobre  ansiedade

Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças.
E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.
Filipenses 4:6,7

Paulo encoraja os irmãos na igreja de Filipos a não estarem inquietos por coisa alguma; e todas as petições dos irmãos deveriam ser dirigidas a Deus, pela oração e súplica, um pedido perseverante diante de Deus, com ação de graças, isto é, agradecendo a Deus por sua bondade.

O resultado disso é que se o você se dirigir a Deus, no lugar da inquietação a paz é que irá permanecer, a paz guardará o seu coração do toda perturbação e inquietação, essa paz que extrapola o entendimento humano guardará o seu coração e seus pensamentos.

Veja que o versículo 8 de filipenses ajuda o crente a se livrar de pensamentos que lhe tragam ansiedade:

Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.
Filipenses 4:8

Preencha os seus pensamentos de coisas boas com as descritas acima, você pode até não impedir que pensamentos ruins venham até a sua mente, porém você tem a capacidade de ignorar tais pensamentos e pensar coisas boas.

Permita que a paz de Deus a não a inquietação domine o seu coração e sua mente.

Como Vencer a Ansiedade| Pedro fala sobre a ansiedade

Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte;
Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.
1 Pedro 5:6,7

Uma grande parte de Roma foi queimada no ano 64 d.c.

Conta-se que o imperador Nero foi o responsável por esse episódio em Roma, pelo fato dele tentar abrir espaço para seus projetos de construção..

Nero porém enfrentando essas acusações, jogou a culpa pra os cristãos.

Os leitores da carta de Pedro estavam enfrentando perseguição das autoridades, e Pedro encorajou aqueles irmãos, com palavras de força e ânimo.

Veja que enquanto Jesus e Paulo nos alerta a não andarmos inquietos, e não estarmos inquietos por coisa alguma, Pedro fala para irmãos que já estavam ansiosos, e orienta aqueles irmãos a lançarem para Deus toda a ansiedade deles para Deus.

Nos parece que o versículo 7 é o contexto do versículo 6, ou seja, se humilhar debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo nos exalte, e como fazer isso?  Lançando sobre Deus toda a nossa ansiedade!

Pedro deixa claro que podemos lançar para Deus todos os nossos anseios pois Deus cuida de nós.

Como você irá lançar para Deus toda a sua ansiedade se não confiar realmente? Devemos então apenas confiar no cuidado de Deus.

Muitos cristãos tem vivido de forma como seu Deus não cuidasse deles, estão desesperados, inquietos, perturbados, de maneira que muitos não conseguem sequer dormir direito, porém se agirmos dessa forma, agiremos com os incrédulos, não confiando plenamente em Deus, que tudo pode fazer, e que nos ama e guarda.

Viva livre da ansiedade, confie em Deus, e que a paz de Deus, tenha domínio de toda a sua vida!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *