Adeus Ano Velho e Feliz Ano Novo

Adeus Ano Velho e Feliz Ano Novo | Águas do Trono

Já ouvir alguém falando isso, ou até mesmo cantando! Provavelmente que sim.

Todos os anos muitas pessoas ao passar de um ano para outro em forma de felicitação diz essa antiga frase acompanhada de muitos desejos bons para a pessoa que é alvo das felicitações.

Até ai tudo bem, devemos realmente deseja o melhor para o nosso próximo, não só desejar se possível ajuda-lo no que for preciso.

Muita gente também fala de mudanças ao entrar em um novo ano, fazem promessas, pensam em novas possibilidades e objetivos.

Cria-se uma nova expectativa de muitas e muitas coisas a serem alcanças, e até planejam alcançar coisas que não conseguiram no ano anterior.

Adeus Ano Velho e Feliz Ano Novo | Um outro dia

Se pararmos para pensar bem, na verdade nós passamos de um dia para o outro, essa é a realidade, e se no dia anterior as coisas estavam de um jeito provavelmente no dia seguinte continuarão do jeito que estão, salvo o que acontecerá neste dia e que não podemos controlar.

Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.
Mateus 6:34

Adeus Ano Velho e Feliz Ano Novo| Planejando para o futuro

Planejar para o futuro é bom, porém devemos lembrar que não temos controle sobre o mesmo, a prova prática disso é que por exemplo muitas pessoas planejaram muitas coisas de 2016 para 2017, e muitas dessas coisas não aconteceram, mas isso não é motivo para desistir, podemos continuar planejando sem problemas.

A questão é que muitos planejam, porém confiam muito em sua própria inteligência e capacidade, porém o que acontecerá amanha pode sim em parte depender disso, mas não em um todo, então o que fazer ao planejar?

Se Deus Quiser Faremos

Eia agora vós, que dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos;
Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece.
Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo.
Mas agora vos gloriais em vossas presunções; toda a glória tal como esta é maligna.
Tiago 4:13-16

Veja como o apostolo Tiago foi claro neste assunto, ele disse que nós definitivamente não sabemos o que acontecerá amanhã, ainda que pareça muito natural que amanhã acordaremos, tomaremos um café, e iremos prosseguir com as atividades, nem isso está em nosso controle, pois quantos dormem e não acordam mais?

Perceba que Tiago fala sobre a brevidade da nossa vida, e compara a mesma como um vapor que aparece por um pouco de tempo e depois se desvanece, é interessante a comparação que ele faz, pois de fato a nossa vida aqui na terra é demasiadamente muito curta.

Uma pessoa de que morre aos 70 anos por exemplo, se você calcular estes anos por 365 dias, você terá um resultado de 25.550 dias ( Vinte e cinco mil, quinhentos e cinquenta dias ), parece muito mas não é, até mesmo por que grande parte passamos dormindo, apesar de estarmos vivos enquanto dormimos, neste momento não “produzimos” nada, apenas paramos, aguardando acordar no dia seguinte.

Sem contar que nem todos chegam a 70 anos, e infelizmente muitos não vivem realmente bem durante muitos anos de sua vida.

O conselho de Tiago é que venhamos apenas confiar em Deus em quanto o amanhã não chega, e ter a ciência que se Ele não permitir nada acontecerá.

O apostolo ainda aconselha os homens a deixarem a presunção de que o que planejam irá acontecer exatamente da forma que o fizeram, e disse que isto é maligno, pois planejar para o amanhã descartando que Deus não tem o controle de tudo é insano.

O Ano é Novo e a Vida continua Velha

Se de fato a pessoa não atentar para uma mudança na própria vida, muitas coisas boas poderão também não acontecer, ou seja, velhos hábitos, velhos erros, velhas manias, anos e anos se passam e muitas pessoas simplesmente não mudam, por que não querem.

Como dissemos acima no início, muitos dizem “Adeus Ano Velho e Feliz Ano Novo” porém não são tomadas novas atitudes em relação a muitas questões na vida, então mais um ano se passará e poucas coisas acontecerão, uma coisa inevitável que irá ocorrer é que ficaremos mais velhos.

Mudança Gera Mudança

Isso é uma realidade tanto para as coisas boas como também para as coisas ruins, por isso o ser humano deve pensar nisso com muita cautela, pois a forma como mudamos pode mudar também a forma como as coisas acontecerão a nossa volta.

Se você tinha hábitos saudáveis quanto a alimentação por exemplo, e de repente começa a ter hábitos ruins, o seu corpo sofrerá consequências dessa mudança, pois seu organismo também terá que mudar a forma como irá lhe dar com isso.

Se uma pessoa sempre tratou as pessoas bem, e de repente começa a tratar a todos de forma rude, a forma como as pessoas olharão para ela também irá mudar.

São inúmeros os exemplos, mas é bom que você pense nisso com muita sabedoria, pois quanto mais mudanças positivas melhor, caso contrário o ano será novo, mas a vida continuará a mesma.

Retrospectiva

É muito interessante que se faça uma retrospectiva de tudo o que ocorreu durante o ano, de forma mais coerente possível, e perceber onde falhou e acertou, e procurar investindo no que deu certo, e tomar uma atitude diferente no que deu errado.

Muitas coisas boas e ruins podem acontecer durante apenas um ano, mas o fato de você mudar é algo que ninguém pode impedir.

Que este ano de 2018 seja o melhor de todos que se passaram para você, que muitas coisas boas aconteçam, e que venhamos a ter mais sabedoria para lhe dar com aquilo que não esperamos e que de alguma forma foi prejudicial.

Uma vez que você mudar, muita coisa no seu ano mudará também!

Deixe o seu comentário e compartilhe isso com todos os seus contatos e nas redes sociais!

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *