Passos Iniciais do Novo Convertido

Passos Iniciais do Novo Convertido | Águas do Trono

Existem muitos questionamentos no início da caminhada do Novo convertido, o que é normal, pois houve ali um novo nascimento, quando uma pessoa se converte a Cristo é como se ela se tornasse um bebê, no sentido espiritual, pois começa sem entender muita coisa, não sabe praticamente nada a respeito da sua nova fé, alguns sabem até na teoria mas não na prática.

Vamos falar sobre este assunto, pois é de extrema importância, mas que infelizmente muitas igrejas não atentam para isso.

O novo convertido e o acompanhamento

Uma vez que uma pessoa recebe a Jesus com salvador, ela precisa ser acompanhada por alguém que tenha experiência para ajudar nos passos iniciais de sua fé, pois para alguns a caminhada é bem mais difícil do que para outros, e existem muitas razões para isso, como por exemplo amigos e familiares que não veem essa decisão com bons olhos e começam a de alguma forma desestimular esse novo irmão na .

Um irmão que já conhece a pessoa pode ser uma boa indicada para ajudar, porém qualquer irmão maduro na igreja pode ajudar, na verdade todos devem ter isso no coração quando ver um novo irmão na fé, todos quantos possíveis devem unir forças e ajudar o recém convertido.

Existe uma falha muito grande nessa questão do acompanhamento porém isso é algo que não deve ser negligenciado.

O Novo Convertido e a Congregação

Congregar é muito importante para a comunhão entre os irmãos e o desenvolvimento espiritual, existem muitos irmãos hoje que não congregam em templos de uma denominação, e não podemos afirmar que isso seja errado, pois Jesus disse:

Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.
Mateus 18:20

Podemos notar no verso acima que Jesus não especificou lugar, porém se reunir é importante, ou seja, é importante estar sempre incentivando o novo convertido a estar perto dos irmãos, se reunirem congregarem para que todos aprendam mutuamente.

Alguns dizem que são igreja, e se isolam por causa disso, porém igreja é todo o corpo de Cristo, uma pessoa não igreja é sozinho, ela faz parte da igreja, mas igreja é todo o corpo do Senhor Jesus, tendo o Mesmo como cabeça, por isso é importante se reunir com os irmãos.

É bom lembrar também que a igreja não é o templo, como foi citado acima a igreja é todo o corpo de Cristo, que são todos os nossos irmãos espalhados em todo o lugar do planeta.

 O novo Convertido e a Igreja Certa

Essa é uma pergunta que muitos fazem hoje, até mesmo por que existem milhares de denominações hoje, e nem todas as denominações seguem realmente as escrituras, como também os não denominações, muitos deles também não seguem.

Nesse caso eu acredito que o Espírito Santo irá conduzindo esse novo irmão, pois a igreja certa é aquela que ensina a doutrina de Cristo, e que foi levada adiante pelos apóstolos, pois o que ocorre hoje é que:

Pois virá tempo em que os homens não suportarão a sã doutrina, mas desejosos de ouvir coisas agradáveis, cercar-se-ão de mestres segundo os seus desejos,
e desviarão os ouvidos da verdade e se aplicarão às fábulas.
2 Timóteo 4:3,4

Digamos que uma pessoa receba a Jesus em uma igreja que não siga a sã doutrina, porém pelo fato de ter ouvido uma mensagem naquela igreja, falando acerca de Cristo e do que ele fez a pessoa se converte, ai será uma questão de tempo, pois a medida que aquela pessoa vai aprendendo, lendo as escrituras, ela começará por si mesmo, com a ajuda do Espírito Santo a ter discernimento do que esta certo ou errado, mas para isso é preciso conhecer as escrituras como falaremos abaixo.

O Novo Convertido e as Escrituras

É muitíssimo importante que o todo o cristão assim também como o novo na fé, tenha um intenso contato com as escrituras, isso é fundamental, pois assim como um bebe cresce se alimentando do leite materno o novo na fé também tem fome do leite racional e deve desejar isso grandemente como disse o apostolo Pedro:

Deixando, pois, toda a malícia, e todo o engano, e fingimentos, e invejas, e todas as murmurações,
Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que por ele vades crescendo;
1 Pedro 2:1,2

Podemos ver acima que o crente deve desejar muito se alimentar do leite racional que são as escrituras, para que através da palavra ele tenha um crescimento sadio, mas para isto este leite não pode ser falsificado, ou adulterado, o mesmo precisa ter como base a doutrina de Cristo e que foi ratificada pelos apóstolos.

 

O Novo Convertido e a Escola Bíblica

Em muitas igrejas existe a chamada escola bíblica dominical, que geralmente é em um domingo pela manhã, ou na parte da tarde, e sinceramente falando,  nos passos Iniciais do novo convertido é de fato muito bom participar, pois é ali que se começa de fato um estudo sistemático das escrituras, a quem diga que a escola dominical é um verdadeiro curso de teologia, sendo que neste caso não tem limite de tempo, são todos os anos.

Então é muito importante incentivar o novo convertido a participar da escola bíblica, e não somente nessas que são feitas aos domingos, mas também em qualquer culto que envolva o ensino, como por exemplo os chamados culto de doutrina.

Com o tempo você percebe que os cristãos que participam da escola bíblica são os que amadurecem mais rápido espiritualmente, devido estar sempre aprendendo.

O Novo Convertido e o seu momento a sós com Deus | Devocional

O devocional é bom para todo o cristão seja  novo convertido ou não, e por incrível que parece muitos tem dificuldade de fazer o devocional, que é aquele tempo separado para a oração e meditação das escrituras.

É muito importante que seja ensinado nos passos Iniciais do novo convertido, para que aprenda a orar, ler as escrituras mesmo sem a presença de outros irmãos, isto é muito saudável para a vida espiritual!

Passos Iniciais do Novo Convertido

Deixe o seu comentário em Passos Iniciais do Novo Convertido, a sua participação é muito importante, e não esqueça de compartilhar com todos os seus contatos e amigos nas redes sociais! 🙂

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *