Como o Jovem Cristão deve se Comportar?

Como o Jovem Cristão deve se Comportar? | Águas do Trono

Muitas vezes quando se fala de jovem, na mente de muitos vem a logo a percepção de irresponsabilidade, falta de compromisso, carnalidade, o que não é verdade, pois existem muitos jovens que com todas as suas dificuldades estão procurando viver da melhor forma a sua vida no evangelho.

Muitos  jovens em meio a tanta pressão, ficam confusos em como devem se comportar, e por que isso? Por que o jovem quer ser aceito, quer ser bem visto principalmente na roda das amizades.

Então como ser cristão e ser jovem em meio a essa sociedade corrompida?

Seja Cristão, mas continue sendo Jovem

Ha um tempo atras e provavelmente deve existir isso ainda hoje, que para muitos o cristianismo de alguma forma era motivo de alienação.

Muitos viviam afastados das pessoas, por causa de uma mentalidade errada do que é ser um cristão de fato, na verdade ser cristão não é se afastar das pessoas, muito pelo contrário, é se aproximar delas afim de falar-lhes do amor de Deus!

Então mesmo como cristão continue Jovem, não se torne um general carrancudo, com cara fechada, que muito mal da um sorriso, onde acham que isso  significa santidade, seja jovem, sorria, brique com os amigos, divirta-se, tudo isto pode ser feito com muito amor e respeito aos irmãos.

Veja o que Salomão disse:

Alegra-te, jovem, na tua mocidade, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade, e anda pelos caminhos do teu coração, e pela vista dos teus olhos; sabe, porém, que por todas estas coisas te trará Deus a juízo.
Afasta, pois, a ira do teu coração, e remove da tua carne o mal, porque a adolescência e a juventude são vaidade.
Eclesiastes 11:9,10

Veja que Salomão exorta o jovem a viver, porém note nas ultimas palavras ele alertando a moçada a ter temor no coração e se afastar do mal

Deixe Claro Quem Você é

Seja você mesmo, não tente mostrar uma coisa que você não é só para agradar os outros e por fim acabar desagradando a Deus, na roda dos amigos, na escola, no trabalho, ou em qualquer outro lugar mostre quem você é, se alguém perceber e perguntar: “Você é cristão?” Sim sou graças a Deus, essa deve ser a resposta.

Como o Jovem Cristão deve se Comportar em seu lar?

Podemos dizer que o lugar mais difícil de dar testemunho é na nossa própria casa, em meio aos nossos familiares, pois ali todos nos conhecem, sabem os nossos defeitos, e infelizmente muitos não perdem a oportunidade de apontar quando você erra, pelo fato de você ser cristão.

Mas é em casa que de fato devemos dar testemunho, pois de nada adianta sermos la fora o que não somos no seio da nossa família, portanto seja quem você é, procurando sempre melhorar na sua caminhada cristão, procurando sempre agir com amor e muita paciência com os familiares, pois muitos através de você jovem poderão também chegar ao conhecimento da verdade.

Como o Jovem Cristão deve se Comportar no Namoro?

É aqui que muitos jovens fracassam, infelizmente, pois no namoro as vezes a aproximação vai além do que deve ser, portanto é muito importante que o jovem fuja da tentação de namorar fora de casa, é importante que não se comece o namoro sem o conhecimento dos pais, e sem o consentimento dos mesmos.

Uma dica muito importante é que o jovem conheça a família quem quer namorar, perceba se a pessoa que você quer namorar é realmente um bom filho(a), pois geralmente o que ocorre é que se o jovem for um mau filho será um mau cônjuge, isso acontece na maioria dos casos, pouquíssimas vezes acontece ao contrário.

Evite ficar sozinho no namoro, uma das melhores dicas é que vocês conversem bastante, dialoguem muito, é muito mais vantajoso vocês conversarem pois estarão se conhecendo cada vez melhor do que ficar o tempo todo no beijo e no abraço, pois namoro cristão é fase de conhecimento, assim também como no noivado.

Quanto ao namoro procure antes se dedicar mais a sua via espiritual, procure estudar, se profissionalizar em algo, para depois pensar em namoro, pense nisso.

Portanto no namoro procure se comportar com respeito, sinceridade e franqueza, sempre tratando o outro bem, e sempre visando o compromisso, por que esse negócio de “ficar” não pega bem para o jovem cristão.

Como o Jovem Cristão deve se Comportar no Trabalho?

Vós, servos, obedecei a vossos senhores segundo a carne, com temor e tremor, na sinceridade de vosso coração, como a Cristo;
Não servindo à vista, como para agradar aos homens, mas como servos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus;
Servindo de boa vontade como ao Senhor, e não como aos homens.
Efésios 6:5-7

Exite muita falha nesse área também, mas o testemunho de Cristo também deve ser dado no trabalho, por isso o jovem deve trabalhar como se fosse ao Senhor e não ao homem, caso contrário irá começar a fazer o trabalho relaxadamente, principalmente quando o patrão não estiver vendo, que é o que mais acontece.

Muitos quando não estão mais satisfeitos com o trabalho, começam a boicotar o trabalho, devido o fato de o patrão não querer mandar embora, mas quer que você peça as contas, neste caso o jovem não deve agir errado simplesmente por que o patrão não quis entrar em um acordo, apenas faça a sua parte como um jovem servo de Deus.

Como o Jovem Cristão deve se Comportar na Igreja

Muitos se comportam mal na igreja, é uma realidade, e isso acontece quando as motivações estão erradas, devemos nos reunir no nome do Senhor Jesus, e não com outro propósito, pois muitos jovens acabam agindo de forma carnal, indo se reunir apenas para ver a namorada ou uma pretendente, as vezes conversam muito nas reuniões tirando a atenção de outros.

Veja o que Paulo disse a Tito em relação aos jovens no que se refere a igreja:

Exorta semelhantemente os jovens a que sejam moderados.
Tito 2:6

Isso significa que o jovem deve agir com moderação; ser comedido e prudente, enfim sabe se comportar!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *