17 Coisas Práticas Que os Cristãos Devem Atentar

17 Coisas Práticas Que os Cristãos Devem Atentar- Pensem nisso

Faça uma analise acerca desse tema, e tire as suas próprias conclusões a respeito. Essas 17 coisas práticas que os cristãos devem atentar consideramos importantes.

1 Ser é  Mais Importante do Que Ter

É bom lembrar que não há nada de errado em querer conquistar as coisas ter uma condição financeira melhor lutar por um objetivo.

Todavia o que é e ser alguém mais próximo de Deus mas parecido com Cristo deve estar em primeiro lugar do que desejar as coisas dessa terra.
O próprio Jesus disse que a vida de qualquer pessoa não consiste naquilo que ela tem mas daquilo que ela é.

E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui.
Lucas 12:15

Então veja acima que Jesus nos alerta a ficarmos distantes da avareza que é avidez pelo dinheiro.
O apóstolo Paulo disse que a avareza é idolatria, ou seja, muitas pessoas fazem do dinheiro o seu Deus

2 Examinar as Escrituras Com Mais frequência

Todos nós deveríamos ter o hábito de examinar as escrituras com mais frequência.
Devemos lembrar que esta foi uma das exortações de Jesus Cristo o que devemos examinar as escrituras porque são elas que dele testificam.

Examinando as escrituras que conseguimos entender melhor o evangelho e compreendemos melhor as doutrinas de Cristo a fim de aplicar a nossa vida

3 Ler Texto e Contexto das Escrituras

Ao ler as escrituras devemos evitar apenas ler um texto isolado. É importante ler todo o contexto daquilo que está sendo lido, caso contrário muita confusão e interpretações erradas surgirão.

Um dos grandes motivos de existirem tantas confusões doutrinárias no meio cristão hoje é justamente a falta desse tipo de leitura.

As pessoas leem um texto isolado e alguns fazem daquele texto  uma doutrina, um mandamento. Contudo fica algo  totalmente incoerente com as sagradas escrituras. Então inventou-se  muitas falsas doutrinas com texto fora de contexto

4 Ouvir Com Mais Calma Quando Contrariado

Muitos de nós quando somos contrariados acerca daquilo que pensamos ficamos nervosos.  então muitas vezes ao invés de pararmos para ouvir o que o outro tem a dizer já estamos sempre na defensiva.

É sempre bom aprendermos uns com os outros sempre colocando em Pauta a palavra de Deus. Toda vez que você for contrariado por alguém Ouça e analise o que está sendo falado

5 Saber Expor e Não Impor Suas Idéias

Hoje Existem muitos grupos de debates, existe até  programas de rádio e televisão onde assuntos relacionados aos escrituras são debatidos. Contudo o que acontece hoje é que muitas pessoas querem impor ou seja quase que obrigar o outro aceitar suas ideias.

Então todas as vezes que acontecer um debate Acerca das escrituras de forma saudável nunca se haverá imposição mas haverá a exposição das ideias.
Quando todos expõem suas ideias todos ouvem e tem todo direito de concordar ou discordar

6 Deixar de Ser Papagaio de Líderes e Pregadores

Hoje as pessoas não querem se dar o trabalho de ler, mas de repetir o que é falado pelos outros. Assinam embaixo muita das vezes o que um líder, pregador ou cantor disse.

Sendo que qualquer pastor, líder, pregador ou cantor são passíveis de erros e podem interpretar de forma equivocada escritores.

Então nesse caso o melhor a ser feito é não repetir o que os outros dizem, mas sim conferir nas escrituras se aquilo que está sendo dito está baseado realmente na palavra.

Não é porque o pastor disse ou porque o evangelista falou, que aquilo está correto.  A palavra de Deus sempre deve vir em primeiro lugar. Portanto qualquer afirmação que você ouvir coloque a mesma a prova junto as escrituras sagradas.

7 Cobrar Mais de Si Mesmo e Menos dos Outros

Costuma-se muito no meio cristão, as pessoas cobrarem mais dos outros do que de si mesmo.  Sendo que o apóstolo Paulo disse que o homem deve examinar-se a si mesmo.

Então antes de ficarmos preocupados com aquilo que outros irmãos estão fazendo devemos estar atentos a nossa maneira de viver. 
Por que nós não daremos conta da vida do irmão, mas cada um dará conta de si mesmo a Deus.

8 Falar Menos e Ouvir Mais

Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar.
Tiago 1:19

Quando costumamos dar ouvidos ao que os outros dizem costumamos sempre aprender. Devemos sim estar sempre falando e falando conforme as palavras de Deus. Todavia como diz Tiago ouvir é sempre muito proveitoso. 

Interessante que na própria carta de Tiago ele fala sobre a língua, e o quanto a mesma é perigosa.  Então se somos passíveis de cometer muitos erros inclusive com o que falamos, é muito bom que aprendamos a ouvir mais aprender mais para depois falar.

9 Ensinar o Que Diz as Escrituras e Não o Que Pensa Dela

Uma coisa é ensinar o que realmente diz as escrituras, outra coisa é darmos opiniões alheias acerca da mesma.  Portanto é tão importante analisarmos tudo, texto e contexto, estudar tempos, costumes e épocas, tudo o que gira em volta, a cerca do que se está lendo.

Devemos evitar dizer que “eu acho que essa passagem se refere a isso”, “eu acho que aquela passagem aquilo”. Temos que procurar fazer um estudo mais aprofundado para termos mais certeza do que falamos acerca da palavra.

Existem muitas passagens bíblicas que não teremos total compreensão, todavia quanto mais estudarmos de forma mais diligente, melhores serão os resultados do nosso estudo.

10 Julgar Menos e Ajudar Mais

Costuma se julgar mais e ajudar menos e muitas vezes nem sequer sabemos o que está se passando com aquele determinado irmão.  você lembra de como os amigos de Jó jogavam.

Muitos diziam que Jó estava passando por aquilo porque estava cometendo algum tipo de Pecado. Outros amigos chamaram a Jó de arrogante cada um deu uma opinião.

Quando na verdade Deus estava usando a situação de Jó para fazer com que ele conhecesse ainda mais a Deus envergonhasse a Satanás. Em meio a  todo aquele turbilhão e situação, Deus estaria glorificando o nome dele através do seu Leal servo Jó.

Existem provações que os cristãos atravessam que não se consegue entender ao olhar por um prisma humano.  Portanto ao invés de julgar, devemos estender as mãos para ajudar e se não pudermos ajudar devemos tão somente orar! Então ajude mais e julgue menos

11 Orar Com Mais Frequência

 A oração na vida do cristão é constante pois os seus pensamentos sempre estão em Deus. Mas existe aquele momento que podemos separar apenas orar é isso podemos fazer com as frequência.  E bom separar tempo para oração e lembrarmos de todos aqueles que estão a nossa volta!

Orai sem cessar.
1 Tessalonicenses 5:17

 

Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos,
Efésios 6:18

12 Fazer Mais Devocionais

O devocional são aqueles momentos onde você separa não somente para oração mas também para a leitura da Palavra.  Nesses momentos além de ler a palavra também pode-se louvar o Senhor.

Esse devocional é bom que se realize a sós, ou seja, é algo entre você e Deus.  Então você medita e expressa para Deus as suas necessidades. Todavia o devocional é algo principalmente para a oração e adoração e edificação espiritual. 

13 Ser Mais Agradecido

O homem tem a tendência de reclamar muito que agradecer pouco.  Todavia  as escrituras nos exorta a sermos mais agradecidos e a regozijarmo-nos  no Senhor.
Está escrito que devemos dar Graças por tudo porque essa é a vontade de Deus para conosco.

Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.
1 Tessalonicenses 5:18

 

E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos.
Colossenses 3:15

14 Aceitar Mais a Forma Como o Semelhante é

O ser humano tem o costume de querer que as pessoas sejam iguais a ele. As vezes para nós é difícil aceitar quem é diferente. Se andamos de um jeito, ou nos vestimos de um jeito como cristãos queremos que os outros façam o mesmo.

Hoje se vê muito isso no meio evangélico, e os líderes são os que mais propagam esse tipo de coisa. As vezes colocam suas maneiras pessoas de ver a vida cristã até mesmo acima da palavra!

Somos irmãos, cremos no mesmo Deus, porém muitos de nós temos um estilo de vida diferente. Não é por que um cristão anda de calça e blusa independente do calor, e quer que todos façam igual. É preciso saber separar as coisas, e aceitar o outro como ele é.

15 Aceitar a Verdade Sem Questionar

Quando a mente de uma pessoa esta muito voltada aquilo que pensa e ignora tudo a sua volta, isso acontece. A pessoa não aceita a verdade, ainda que saiba que no fundo esta errada.

É bom aceitar as verdades das doutrinas de Cristo e deixar as preferências pessoais de lado.

Alguns dizem por exemplo que jogar bola é pecado, e mesmo que você prove nas escrituras que não é isso, ainda assim muitos não aceitam. Então existe não somente estas mas muitas outras questões  que os homens não querem se convencer que estão errados. Portando pense nisso, quando alguém vier dizer uma verdade bíblica, ao invés de questionar analise antes.

16 Ficar Mais Atento ao Que Jesus Diz e Não ao Que os Homens Dizem

O homem comete muitas falhas, inventam muitas coisas, veja a confusão que esta o evangelho hoje!
Por isso é importante que você fique atento na palavra de Deus, nos ensinamentos de Jesus que foram ratificados pelos seus apóstolos.

Hoje as pessoas dão mais valor ao que alguns líderes carismáticos dizem do que a própria palavra de Deus.
Infelizmente porém muitos já não estão mais conformados com as sãs e preciosas doutrinas de Cristo.

Se alguém ensina alguma outra doutrina, e se não conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e com a doutrina que é segundo a piedade,

É soberbo, e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias, blasfêmias, ruins suspeitas,

Perversas contendas de homens corruptos de entendimento, e privados da verdade, cuidando que a piedade seja causa de ganho; aparta-te dos tais.
1 Timóteo 6:3-5

17 Exercer Mais a Misericórdia

Vivemos em mundo arruinado pelo pecado, e por isso sempre sofreremos decepções.
Jesus ensinou que bem-aventurados os misericordiosos, por que eles alcançarão misericórdia.
E se Jesus agiu com misericórdia e bondade, seus discípulos devem seguir seu exemplo.

Em um mundo cheio de mágoas, ódio, ressentimentos somos exortados a fazer a diferença. Portanto é preciso entender a grandeza do perdão de Deus ao nosso respeito, e dessa forma perdoarmos a quem nos ofende.

17 Coisas Práticas Que os Cristãos Devem Atentar Hoje e Sempre

Pense no que foi lido acima, deixe o seu comentário, compartilhe com seus contatos e amigos.
17 coisas práticas que os cristãos devem atentar – Quais dessas coisas você achou mais importante? Até mais!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *